quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um Alerta Contra o Pecado - IJoão 1.5-10

INTRODUÇÃO

            Sabemos que não podemos ter comunhão com Deus e com o pecado ao mesmo tempo, não podemos servir a dois senhores, não podemos compartilhar da comunhão mundana, não podemos nos assentar (koinonia) na roda dos escarnecedores, pois, o mundo nos odeia, o Diabo quer nos matar, nos destruir, roubar a nossa paz, enfim, a postura do Senhor é única, impar, Ele deixou claro desde o Éden Gn3. Toda Bíblia deixa explicito sobre a posição do Senhor com pecado, e a santidade (Is.59.2;Rm.6.23;1Jo.1.5).

I – CONTEÚDO DA MENSAGEM – V.5

            Existem muitas indagações correlacionadas aos padrões éticos religioso. Em síntese o crente tem que estar na luz, ou seja, qualquer desvio para as trevas a mancha do pecado aparece. Nesta sociedade existem duas buscas, os que procuram as trevas e os que buscam a luz (Jo.3.16-21; Is.1:12; Mt.7.21). A mensagem do evangelho é que Deus é luz, e Nele não há trevas e deve ser a que pregamos e vivemos. Na bíblia a expressão luz e trevas são comuns, a luz representa a verdade bíblica, santidade, pureza, enquanto as trevas refere-se ao erro, falsidade, pecado, transgressão (Sl 119.105;Jo 8.12; Rm 13.11-14), portanto o apóstolo João faz apologia de modo enérgico que Deus é Santo e sua Perfeição é imutável, e nada pode manchar seu caráter, pois toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança (Tg 1.17). A mensagem defendida é que Deus é Luz e não há acordo, comunhão com o pecado.

II – TRÊS AFIRMAÇÕE PERIGOSAS – V.6-8,10

1.      Negação do poder do pecado (v.6,7) – Pecado é sério, Deus sempre alerta seu povo, não adianta enganar a si mesmo. (Gn.4.7;Mt.26.31-36;Rm.6.23;ICo.10.1-13(9)).

2.      Negação da natureza pecaminosa (v.8) – Acreditamos as vezes que não temos pecados e tornamos mentirosos, se não admitirmos que enquanto estivermos neste corpo carnal sofremos este impasse de cometermos pecados, mas consciente que não estamos na prática dele, enfim somos pecadores remidos (Rm.3.23;Mt.6.13;Rm.7.15-25). O apóstolo Paulo sempre enfatizou que o homem nesta caminhada da fé progride em sua vida cujo objetivo é até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13).  

3.      Negação das ações pecaminosas (v.10) – O Diabo é especialista em plantar a semente da mentira, falsidade, hipocrisia, enfim, sua estratégia é fazer das pessoas suas vitimas de sua grande universidade cuja matéria principal envolve a negação de pecado, cujo exemplo é o rei Davi que aprendeu um pouco da aula, mas ao ver a podridão consumindo seu ser correu para o caminho da confissão (2Sm.12.1-15;Sl.51.4;139.23,24).

III – A SOLUÇÃO: CONFISSÃO - V.9

            O diabo é o maior acusador das nossas vidas, mas nós temos uma consciência que nos avisa quando erramos, a Bíblia é rica em nos orientar a respeito do pecado e o que temos que fazer, por isso o Espírito Santo trabalha nos convencendo, a solução é atender a voz do Espírito Santo e confessar as nossas transgressões. Portanto o que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv. 28.13;Rm.5.20;3.10;2.3;1.29-31;Sl.42.7;Jo,16.8;1Jo.1.9). A confissão dos pecados é uma característica de um cristão genuíno, e todo aquele que segue este caminho tem a certeza que Deus o perdoará. O caminho para a vitoria em Cristo é através da confissão dos pecados – SEJA UM VITORIOSO, CONFESSE E VIVA EM PAZ...   

CONCLUSÃO

            Lembre-se que nunca poderíamos chegar a Deus, mas o amor do Senhor em enviar Jesus nos possibilitou esta maravilhosa benção (Rm.7.24-25), devemos viver uma vida diferente, de modo digno ao Senhor (Rm.6.2). Ele fez tudo por nós, portanto devemos confessar nossas falhas, não sejamos orgulhosos, este sentimento não pertence aos cristãos – MUDE PARA MELHOR VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR. O caminho da CRUZ é sofrido, porém é glorioso e quem está neste percurso não consegue resistir à voz do Senhor, Ele é Soberano. JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, não é tempo de depositar lixo dentro de nós, mas jogar fora o que não agrada a Deus e tomar da água da vida eterna - JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário