I - OS INIMIGOS DESTA BATALHA
- O Mundo – Gr. AION – Um Tempo, Uma Era; Gr. OIKOUMENE – Uma terra desabitada; Gr. KOSMO - Sistema Mundial, Uma Ordem. Sobre este o cosmos está o diabo que o próprio Jesus enfatizou de “o príncipe de mundo” Jo.12:31;14:30;16:11. O cosmos é o projeto de realização impulsionado por satanás desde o principio Is.14:12-14;Jo.8:44.
- A Carne – Gr. SARX – Carne – freqüentemente empregada com referencia à totalidade do homem não regenerado – espírito, alma e corpo. Gr. SOMA – Corpo.
- O Diabo – Gr. DIABOLOS – Acusador, caluniador etc
II - O CRISTÃO EXPERIMENTA UM CONFLITO TRÍPLICE, INCESSANTE E SIMULTANEO COM:
1. O MUNDO
- É externo e exig e uma separação drástica dele;
- É contra as influências;
- Este cosmos professa defender, tolerar seus ideais religiosos, que não passa de umm ataque a graça salvadora de Deus;
- Mt.4.8,9; Lc.4.5,6 - O diabo oferece o cosmo aos seus seguidores;
- Tg.4:4 – Deus é inimigo dos amantes do cosmo. Tiago exorta contra o abandono do amor correto e da lealdade para com Deus - Tg.4:4;IJo.2:15-17;. A responsabilidade do jovem cristão é “guardar-se imaculado” - Tg.1:27, porque não somes deste mundo Jo.17:14,16, e o mundo jaz no maligno IJo.5:19.
- O cosmos e os cristãos mundanos voltam-se para as chamadas coisas mundanas porque eles descobrem nelas um anestésico para insensibilizar a dor de um coração e de uma vida vazia;
- Ser alegre, brincar, pensar, sorrir, diversão e outras atividades feitas no Espírito não são mundanismo.
2. A CARNE
- É interior e exige uma confiança completa na força divina e um entendimento inteligente e digno das forças mais interiores da vida humana;
- É contra os desejos interiores – Gl.5:19-21;
- É contra a velha natureza – Ef.4:20-24;
3. O DIABO
- É basicamente na esfera espiritual e exige dependência total do poder do Espírito que em nós habita. Ele é o inimigo mais poderoso, mais perverso, o mais despótico, o mais enganoso e o mais mortal;
- É contra uma pessoa impiedosa e cruel, uma pessoa que é obrigada a pedir permissão a Deus para tratar com os santos (Jó. 1:11,12); se fosse possível ele destruiria cada cristão;
- Ele ruge como leão, querendo engolir – IPed.5:8;
- Ele é amigo dos: Não crentes, Crentes hipócrita – Cl.1:13;Ef.2:2-4;
- Ele só ataca os filhos de Deus – Ef.6:10-17;
III - COMO VIVER EM SEPARAÇÃO DO MUNDO DA CARNE E DO DIABO:
- Através da fé em Jesus Cristo – IJo.5:4,5;Cl.1:13;
- Crucificando a carne – Gl.5:24;
- Não cumprindo os desejos da carne – Gl.5.16;
- Buscando as coisas de cima – Cl.3:1-3;
- Fortalecendo na força do seu poder e Revestindo de toda armadura de Deus – Ef.6:10-11;
- Reconhecer que:
· Maior é quem está em nós – IJo. 4:4;
· É Deus quem opera em nós – Fp.2:13;
- Por meio da capacitação e direção constante do Espírito santo – Ef.5:18;
Os filhos de Deus em nenhum momento estão livres desses inimigos, e não pode enfrentar sozinhos, só com ajuda do Pai – Filho - Espírito Santo (Jo.15:5;Fp.4:13;Rm.8:2). Combater o bom combate da fé significa manter uma confiança no Espírito Santo para lutar contra o inimigo. A luta do cristão contra estes três inimigos não é facil, mais como Cristo Jesus vencceu, nós igreja do Senhor também venceremos, pois, o apóstolo Paulo escrevendos a carta aos Romanos enfatizou que somos mais que vencederores.
Precisamos está atentos de que, somos o maior exército, somos o exército de Cristo. Venceremos certamente pois que, o nosso General é Cristo. No entanto, muitas das vezes verificamos que as armas desse exército por vezes se volta contra os seus próprios soldados e não contra "o mundo", "a carne" e "o diabo".
ResponderExcluirHoje verificamos que alguns querendo ser mais santos do que outros, terminam por julgar os que são, por eles, considerados menos santos.
Pessoas no meio da cristandade, preterem o amor por preferirem um amor que massageia o seu próprio ego, seus próprios interesses.
Somos o exército de Deus e precisamos voltar nossas armas contra as astutas ciladas do diabo, contra as hostes espirituais da maldade, contra o legalismo, e os abusos espirituais.
Precisamos proclamar a Cristo ressurreto, porque essa é a nossa maior arma.
Venceremos, porque em Cristo somos mais do que vencedores.